quarta-feira, 10 de junho de 2009

Projeto Meio Ambiente Sala de Informática (O boticário).

Responsável: Professor Leandro





Já estamos cadastrados no site da O BOTICÁRIO
E já estamos executando o projeto na escola.
Em breve postaremos as novidades do projeto não deixe de acompanhar.


Acesse o link abaixo e veja mais detalhes.





PROJETO DE PASSEIO PARA A NASCENTE DO RIO TIETE EM SALESÓPOLIS (EJA)














Nascente do Rio Tiete































JUSTIFICATIVA:

TENDO COMO PROPÓSITO PRINCIPAL A CONSCIENTIZAÇÃO DOS CIDADÃOS PARA A QUESTÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE, DESENVOLVENDO - SE ASSIM ATITUDES DE MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, VALORIZANDO O CULTIVO DE ATITUDES DE PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DA DIVERSIDADE BIOLOGICA E SOCIOCULTURAL.

OBJETIVO ESPECIFICO:

APLICAR UM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR, APROVEITANDO O CONTEUDO ESPECÍFICO DE CADA ÁREA, DE MODO QUE SE CONSIGA UMA PERSPECTIVA GLOBAL DA QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE. APRENDENDO A CUIDAR E ZELAR PELO QUE A NATUREZA NOS OFERECER DE MELHOR, ASSIM OBSERVANDO A NASCENTE COM TODO CUIDADO.

OBJETIVOS GERAIS:

- CONHECER O PERCURSO DO RIO TIETE DA REGIÃO METROPOLITANA A SUA NASCENTE EM SALESÓPOLIS;
- RECONHECER O CONSUMO SUSTENTÁVEL DENTRO DA REALIDADE QUE NOS CERCA;
- OBSERVAR AS CONSEQUÊNCIAS DO CRESCIMENTO URBANO SEM PLANEJAMENTO;
- IDENTIFICAR E ANALISAR COM SENSO CRITICO AS PROBLEMATICAS AMBIENTAIS, SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS;
- INCENTIVAR A CONSERVAÇÃO DO MEIO NATURAL E CULTURAL E IDENTIFICAR AS CARACTERISTICAS DA MATA ATLÂNTICA;
- DEFINIR AS CARACTERÍSTICAS DE UM RIO POLUIDO E NÃO POLUIDO;
- RECONHECER A IMPORTÂNCIA DE NOSSAS RAIZES HISTÓRICAS E CULTURAIS;
- COMPARAR AS CARACTERISTICAS DE FLORESTAS DE MATA ATLÂNTICA E EXÓTICAS;
- RECONHECER DENTRO DE UMA VISÃO HISTÓRICA, OS IMPACTOS DO HOMEM SOBRE O RIO TIETE;
RECONHECER A NECESSIDADE DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO HISTÓRICO;
- RECONHECER O QUE É BIODIVERSIDADE, EROSÃO, ASSOCIAÇÃO, PLANÍCIE E BACIA HIDROGRÁFICA;
- VIVENCIAR AS DIFERENÇAS BASICAS ENTRE ZONA URBANA E ZONA RURAL, VALORIZANDO OS ASPECTOS ENCONTRADOS NA REGIÃO;
- ALÉM DE OUTROS OBJETIVOS QUE SÃO INSERIDOS CONFORME SÉRIE E INTERESSE DO GRUPO.

METODOLOGIA E ESTRATÉGIA

SERÃO TRABALHADAS APÓS A VISITA A NASCENTE AS QUESTÕES AMBIENTAIS EM FORMA DE:
- SEMINÁRIO;
- TRABALHO EM GRUPO;
- CARTAZES;
- PRODUÇÃO TEXTUAL, EM QUE OS ALUNOS FAÇAM RELATOS SOBRE O PASSEIO.

CONTEÚDO:

APÓS A VISITA CADA PROFESSOR TRABALHARÁ DENTRO DE SUA DISCIPLINA TUDO O QUE OS ALUNOS PUDERAM APRENDER COM O PASSEIO, RESGATANDO PASSO A PASSO CADA MOMENTO VIVENCIADO PELOS ALUNOS.

AVALIAÇÃO:

ACONTECERÁ APÓS O PASSEIO A NASCENTE DE SALESÓPOLIS DE FORMA LUDÍCA COM DEBATE, DISCUSSÃO E CARTAZES, FAZENDO ASSIM UMA AVALIAÇÃO CONTINUA E PERMANENTE, RESSALTANDO OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO PASSEIO.

PRODUTO FINAL:

PARA A CONCRETIZAÇÃO DO PROJETO SERÁ TRABALHADO COMO PRODUTO FINAL UM DIÁRIO DE BORDO PARA QUE OS ALUNOS POSSAM REGISTRAR SUAS IMPRESSÕES SOBRE O PASSEIO.APÓS O DIÁRIO SERÁ REALIZADA UMA EXPOSIÇÃO DE TODOS OS TRABALHOS REALIZADOS DURANTE O SEMESTRE REFERENTE AO MEIO AMBIENTE.



COORDENADORA CRISTIANE